Publicado por: blogdaigualdade | junho 14, 2010

Cacique Babau e seu irmão Givaldo finalmente reconquistaram o direito à liberdade

O Tribunal Regional Federal de Brasília acatou dois pedidos de habeas corpus impetrados pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI). O cacique da etnia Tupinambá e seu irmão Givaldo foram liberados pelo TRF no último dia (8).

No dia 10 de março, a Polícia Federal, prendeu o Cacique sob acusações falsas e em seguida deteve o seu irmão após uma visita ao presídio. Os indígenas continuaram respondendo a processo, mas agora em liberdade. Babau luta com sua comunidade em busca de seu território tradicional, o que para muitos está sendo considerado como formação de bando ou quadrilha de forma mentirosa.

Irmã do Cacique Babau, Célia Tupinambá foi presa no dia 03 de junho, também pela polícia federal. Célia esteve em Brasília no sábado (29), para entrega de documento ao presidente Lula, que relata e pede providências para os Tupinambás da Serra do Padeiro. Ao retornar foi detida no desembarque ao aeroporto de Ilhéus. Célia assistiu ao julgamento do habeas corpus, no dia 02, impetrado pelo Ministério Público Federal em favor do cacique Babau.

O presidente da Comissão Especial de Promoção da Igualdade, o deputado estadual Bira Corôa, que foi impedido pela polícia federal quando tentava visitar o Cacique Babau na Prisão, disse que espera que a justiça seja feita e que está satisfeito com a libertação do Cacique e de seu irmão. “Os indígenas estão defendendo a demarcação de seu território por direito, que antes fora extraído de seu povo”, conclui Bira Corôa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: