Publicado por: blogdaigualdade | junho 7, 2010

Terreiro Ilê Axé Opó Afonjá comemora 100 anos na Assembléia Legislativa

O histórico terreiro Ilê Axé Opó Afonjá comemora 100 anos do Candomblé de São Gonçalo. Proposto pelo deputado estadual Bira Corôa (PT-BA), a Assembléia Legislativa da Bahia promove sessão especial comemorativa no dia 11 de junho de 2010 (sexta-feira). O evento será às 09:30h, no plenário da casa.

O Ilê Axé Opó Afonjá tornou-se uma importante referência na construção de valores das religiões de matriz africana do Estado. O terreiro fundado em 1910 por Eugênia Anna dos Santos, conhecida como Mãe Aninha, representa um marco nas lutas de afirmação e identidade religiosa no Brasil.

Um exemplo das ações do Ilê Axé Opó Afonjá, representado por Mãe Aninha, ocorre quando Getúlio Vargas recebe a líder religiosa, que lhe apresenta a grandeza e complexidade da religião. O fato teve considerável importância na história do candomblé, pois em seguida o então presidente do Brasil, promulga o Decreto-Lei 1.202, que proíbe qualquer embargo sobre os exercícios da religião do candomblé no País.

Além da fundadora, quatro iyalorixás estiveram à frente do candomblé de São Gonçalo em seus primeiros 100 anos, são elas, Mãe Bada, Mãe Senhora, Mãe Ondina e a atual Mãe Stella de Oxossi, que de forma ímpar tem dirigido o terreiro e preservado todo o legado ancestral.

Com tanta história gravada no tempo, o centenário do Terreiro de Mãe Stella tem grande significado no contexto religioso e social da Bahia. Por esta razão o presidente da Comissão Especial de Promoção da Igualdade, deputado estadual Bira Corôa, entende o significado e importância do Ilê Axé Opó Afonjá sendo celebrado em sessão especial, os 100 anos de existência do terreiro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: